domingo, 3 de março de 2013

Como preencher o Manifesto de Peso e Balanceamento?

No início das horas de voo, precisamos aprender a preencher o Manifesto de Peso e Balanceamento, um item bastante importante e que nos auxilia no pré-voo a determinar se esse é possível ou não.

O Manifesto de Peso e Balanceamento, se resume em cálculos que nos auxiliam a determinar se o nosso avião está dentro dos limites de abastecimento, peso e Centro de Gravidade (CG).

Um avião voando fora destes limites pode ter sérios problemas quanto a eficiência dos comandos ou tendências indesejáveis.

Imagine pilotar uma moto com excesso de peso na garupa, com certeza os faróis estarão apontando para a lua.


Nesse post vamos mostrar quadro por quadro, como se preencher um Manifesto de Peso e Balanceamento do C-152, para isso utilizei um modelo que atualmente uso em meus voos de instrução igual figura abaixo:


1º Quadro


Campo Piloto: Aqui você insere o nome do piloto em comando.
Campo Aeronave: Insira a matrícula da Aeronave.
Campo De e Para: Insira o Aeródromo de Origem e Destino respectivamente.
Campo data: Data do dia do voo.

2º Quadro


Nesse quadro você planejará a autonomia da aeronave, consequentemente, esse quadro só poderá ser realizado após o planejamento de seu voo.

Preencha primeiro a coluna Tempo.

 Campo Etapa: Insira o tempo de voo e consumo Procedência-Destino.
Campo Alternado: Insira o tempo do destino ao seu aeródromo de alternativa.
Campo Reserva: Insira o valor do combustível reserva previsto para o seu voo.
Campo Mínimo Requerido: Insira a soma dos 3 campos acima.
Campo Adicional: Combustível remanescente no tanque (Total a Bordo - Mínimo Requerido).
Campo Total a Bordo: Total de combustível abastecido no Avião.

Para preenche a coluna Quantidade, basta multiplicar o tempo com o consumo por hora com a seguinte regra:
O C-152, consome 22 l/h, transformando para Galões dá aproximadamente 5,85 gal/h, costumo utilizar 6 gal/h, para facilitar o cálculo, em uma regra de 3 simples. 

60 min ________ 6 gal
120 min __________ x
3º Quadro


Campo Peso Máximo de Decolagem: Valor atribuído pelo fabricante.
Campo Peso Básico Vazio: Valor que varia de aeronave para aeronave, é o peso da Aeronave.
Campo Disponível: Diminuição do 1º com o 2º campo.
Campo Combustível Mínimo Requerido: Multiplique os 19,5 gal obtidos no Campo Mínimo Requerido no 2º Quadro, por 2,73, para transformar de Galões para Kilograma-força.
Campo Peso dos Tripulantes: Insira o peso total dos tripulantes da aeronave.
Campo Payload Máximo: Diminuição do campo Peso Disponível, pelos dois seguintes.

Não excedemos o limite de peso para decolagem.

4º Quadro


Definições:
Braço: O braço é a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. Quanto maior for o braço maior será a influência do peso.
Momento: É a força realizada pelo peso em função da distância para o plano de referência. 
Simplificando, imagine você desparafusando a roda de um carro com uma chave de cabo curto ou com um cabo longo, qual seria mais fácil? Aforça que você faz é o peso e o cabo da chave é o braço.

Quadro mais importante, porém simples, atente para as regras:

REGRA 1 - Para calcular Momento: Peso x Braço
REGRA 2 - Para calcular Braço: Momento / Peso

Campo Peso Básico Vazio: Estes dados são dados no manual do avião.
Campo Assentos Dianteiro: Insira o peso dos tripulantes e calcule o momento.
Campo Bagageiro: Insira o peso dos itens no bagageiro e calcule o momento.
Campo Peso Zero Combustível: Soma dos itens anteriores para as colunas Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.
Campo Combustível: Multiplique o combustível total a bordo, por 2,73. No caso 24 gal x 2,73. Após calcule o momento com a REGRA 1.
Campo Peso de Decolagem: Some o Peso Zero Combustível com o Combustível nos campos Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.
Campo Trip Fuel: Multiplique a quantidade em gal da Etapa, do 2º Quadro, por 2,73. No caso 12 x 2,73. Após calcule o momento com a REGRA 1.
Campo Peso de Pouso: Diminua o Peso de Decolagem pelo Trip Fuel nos campos Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.

5º Quadro

Lance no quadro os valores de Peso Zero Combustível, Peso de Decolagem e Peso de Pouso.
Valores da Coluna Peso lança-se no eixo vertical e valores da Coluna Braço lança-se no eixo horizontal. 


O objetivo é que as marcações encontradas estejam dentro do "envelope" (marcação parecida com o tal).

Concluindo, no nosso caso, a aeronave está dentro dos limites de abastecimento, peso e centro de gravidade. PODEMOS VOAR.

Obs: Os campos em preto não precisão ser calculados pois já são conhecidos e determinados por seu fabricante.

Abaixo segue modelos de peso e balanceamento no excel, para ajudá-los em suas navegações, recomendo que primeiramente adquiram segurança e conheçam como realizar um manifesto de peso e balanceamento para depois utilizar as formas simplificadas abaixo.


Um grande abraço a todos.

9 comentários:

  1. Poderia compartilhar novamente, pelo menos os gráficos usados para finalização do Peso e Balanceamento? Os links atuais não estão baixando.

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  2. Poderia compartilhar novamente o manisfesto do peso e balanceamento do C152 e C172 formato excel ?

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  3. Poderia compartilhar novamente, pelo menos os gráficos usados para finalização do Peso e Balanceamento? Os links atuais não estão baixando.

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  4. Voce teria manifesto peso e balanceamento para cessna 182P

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Boa noite!
    Por gentileza, poderia postar o link do manifesto c152 novamente? Os que estão acima não estão abrindo.

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  7. Alguém pode compartilhar comigo os gráficos no formato excel?

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  8. valeu Cmdte. Montei minha planilha em excel.

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    1. @Unknown poderia compartilhar a planilha cmdt? seria bastante bom para aprendizado. Obrigado.

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