sábado, 2 de março de 2013

Cessna 172 com G1000 - Primeiras impressões

Fim de simulador e início dos voos reais IFR no Cessna 172 equipado com o G1000.


Hoje fiz minha primeira hora de voo no C-172, iniciando o treinamento real por instrumentos, utilizando o G1000 para navegação. Dizem que o C-172 é o primo mais velho do C-152, porém acredito que sejam primos bem distantes, pois foram muitas as diferenças de voo, conforto e navegação encontradas, como descrevo a seguir:

Observações positivas

1 - O espaço interno e melhorias na atracação do cinto de segurança, que conta até mesmo com airbag, traz ao piloto maior conforto. 

2 - Após decolagem se nota uma grande diferença principalmente em estabilidade e variações de proa e rumo com a ação do vento, se comparado com o C-152.


3 - O Aeronave parece nunca querer descer ajudado pela maior amplitude de suas asas, isso se nota principalmente na hora do pouso, precisando assim de muito menos trabalho na aproximação para o pouso.

4 - O C-172 facilita o controle do piloto na final para pouso pois se mantém bastante estável, não necessitando de tantas correções utilizando os pedais.

5 - É notória a grande eficiência do G1000, no auxílio a navegação aérea.


 
Observações negativas

1 - O peso dos comandos, principalmente do profundor é bastante perceptível.

2 - Por se tratar de uma aeronave com algumas outras funcionalidades, possui checklist mais complexo, dificultando a filosofia de decorá-lo e depois somente realizar o crosscheck.

A impressão final é que o C-172 com G1000 é uma aeronave bem completa para a instrução de voo IFR, em quesitos de segurança, navegação por instrumentos e conforto para o piloto.

Abaixo segue algumas especificações da Aeronave.

AERONAVE E MOTOR

- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros
- Comprimento: 8,28 m
- Envergadura: 11 m
- Altura: 2,72 m
- Motor: 1x Lycoming IO-360-L2A
- Tipo de propulsão: Motor a pistão, 4 Cilindros opostos horizontalmente,
- transmissão direta, refrigeração a ar, injeção de combustível.
- Potência: 180 HP a 2700 RPM

VELOCIDADE

- VNE: 163 Kt (300 Km/h)
- VNO: 129 Kt (240 Km/h)
- VFE: 85 Kt (157 Km/h)
- Rotate: 65 Kt (120 Km/h)
- Subida: 80 Kt (148 Km/h)
- Velocidade de Cruzeiro: 100 Kt (185 Km/h)

COMBUSTÍVEL

- Capacidade Total: 212 Litros (56 U.S. Gal)
- Combustível utilizável total: 200 Litros (53 U.S. Gal)
- Não-utilizável: 12 Litros (3 U.S. Gal)

ÓLEO

- Capacidade Total: 8 U.S. Quarts (7.57 Litros)

PESOS MÁXIMOS

- Peso Máximo de Rampa: 1161,3 Kgf. (2558 libras)
- Peso Máximo (Decolagem/Pouso): 1157,7Kgf. (2550 libras)
- Peso Máximo no bagageiro: 54,5 Kgf. (120 libras)

FATORES DE CARGA EM VÔO

- Flapes Recolhidos: + 3.3g / -1.52g
- Flapes Estendidos: + 3.0g

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