sexta-feira, 15 de março de 2013

O significado das berimbelas usadas pelos tripulantes das aeronaves


Quem não está diretamente envolvido com a aviação geralmente se pergunta o que significa aquelas linhas amarelas carregadas sobre os ombros dos tripulantes de uma aeronave.

Então conheça um pouco abaixo.

COMISSÁRIO DE BORDO

 

Os comissários são os principais auxiliares do comandante da aeronave em assuntos relativos à segurança do voo, além de tratar diretamente com o passageiro e seu conforto durante a viajem.

COPILOTO


Piloto que por função é designado a auxiliar o comandante da aeronave no gerenciamento de voo. Em qualquer tipo de aeronave o Copiloto usa esta berimbela.

COMANDANTE


Três baretas amarelas significam que o piloto é comandante de uma aeronave de motor a pistão, geralmente aeronave pequenas, não necessariamente. É responsável por todas as atividades relativas ao voo, inclusive o gerenciamento de sua tripulação.

COMANDANTE


Quatro barretas são levadas por comandantes de aeronaves com motores à reação, ou seja, os jatos. Possui as mesmas atribuições do comandante de aeronaves a pistão e são vistos com mais frequência em aeroportos atuando em companhias de linha aérea.

Os modelos podem variar de companhia para companhia, podendo apresentar faixas amarelas nas mangas de ternos ou outras partes do uniformes.

Existem também berimbelas brancas que tratam sobre agentes de aeroportos em solo, porém também podem ser padronizadas por suas companhias.

Agradeço a todos. 

2 comentários:

  1. Apenas para esclarecer a respeito das berimbelas,e seu significado, temos que fazer um breve histórico.

    A aviação naval deu origem à aviação comercial, que passou a utilizar hidroaviões para o transporte civil de passageiros. Por esse motivo, todo o padrão de uniformes foi herdado da marinha.

    O número de faixas tem a ver não com o tipo de aeronave, se reação, pistão ou turbohélice, que o aeronauta voa. Tem a ver, na verdade com a licença que ele detém, e o posto que ele ocupa à bordo.

    Quatro faixas equivale ao Capitão de Longo Curso, que na aviação é o Piloto de Linha Aérea, antigamente também chamado de Piloto de Longo Curso.

    Três faixas equivale ao Capitão de Cabotagem na Marinha Mercante, ou Piloto Comercial na aviação civil.

    Duas faixas equivale ao Primeiro Oficial de Náutica da Marinha Mercante, ou co-piloto na aviação civil.

    Mesmo sendo um PLA, se o piloto estiver na função de primeiro oficial (Segundo Comadnate, aguardando promoção), estará usando três faixas. Se sua função for a de co-piloto, estará usando duas.

    Se sua licença for a de piloto comercial, mesmo que seu posto seja de comando, estará usando três faixas.

    Tal qual o primeiro oficial de máquinas da marinha mercante, o engenheiro de vôo também usa uma divisa com três faixas douradas (ou duas) e uma faixa vermelha.

    Portanto, há empresas que desconhecem completamente o histórico das faixas e seus significados, e adornam seus pilotos de forma equivocada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos esclarecimentos históricos e culturais.

    ResponderExcluir