No início das horas de voo, precisamos aprender a preencher o Manifesto de Peso e Balanceamento, um item bastante importante e que nos auxilia no pré-voo a determinar se esse é possível ou não.
O Manifesto de Peso e Balanceamento, se resume em cálculos que nos auxiliam a determinar se o nosso avião está dentro dos limites de abastecimento, peso e Centro de Gravidade (CG).
Um avião voando fora destes limites pode ter sérios problemas quanto a eficiência dos comandos ou tendências indesejáveis.
Imagine pilotar uma moto com excesso de peso na garupa, com certeza os faróis estarão apontando para a lua.
Nesse post vamos mostrar quadro por quadro, como se preencher um Manifesto de Peso e Balanceamento do C-152, para isso utilizei um modelo que atualmente uso em meus voos de instrução igual figura abaixo:
1º Quadro
Campo Piloto: Aqui você insere o nome do piloto em comando.
Campo Aeronave: Insira a matrícula da Aeronave.
Campo De e Para: Insira o Aeródromo de Origem e Destino respectivamente.
Campo data: Data do dia do voo.
2º Quadro
Nesse quadro você planejará a autonomia da aeronave, consequentemente, esse quadro só poderá ser realizado após o planejamento de seu voo.
Preencha primeiro a coluna Tempo.
Campo Etapa: Insira o tempo de voo e consumo Procedência-Destino.
Campo Alternado: Insira o tempo do destino ao seu aeródromo de alternativa.
Campo Reserva: Insira o valor do combustível reserva previsto para o seu voo.
Campo Mínimo Requerido: Insira a soma dos 3 campos acima.
Campo Adicional: Combustível remanescente no tanque (Total a Bordo - Mínimo Requerido).
Campo Total a Bordo: Total de combustível abastecido no Avião.
Para preenche a coluna Quantidade, basta multiplicar o tempo com o consumo por hora com a seguinte regra:
O C-152, consome 22 l/h, transformando para Galões dá
aproximadamente 5,85 gal/h, costumo utilizar 6 gal/h, para facilitar o
cálculo, em uma regra de 3 simples.
60 min ________ 6 gal
120 min __________ x
3º Quadro
Campo Peso Máximo de Decolagem: Valor atribuído pelo fabricante.
Campo Peso Básico Vazio: Valor que varia de aeronave para aeronave, é o peso da Aeronave.
Campo Disponível: Diminuição do 1º com o 2º campo.
Campo Combustível Mínimo Requerido: Multiplique os 19,5 gal obtidos no Campo Mínimo Requerido no 2º Quadro, por 2,73, para transformar de Galões para Kilograma-força.
Campo Peso dos Tripulantes: Insira o peso total dos tripulantes da aeronave.
Campo Payload Máximo: Diminuição do campo Peso Disponível, pelos dois seguintes.
Não excedemos o limite de peso para decolagem.
4º Quadro
Definições:
Braço: O braço é a distância horizontal entre um equipamento e o plano de referência. Quanto maior for o braço maior será a influência do peso.
Momento: É a força realizada pelo peso em função da distância para o plano de referência.
Simplificando, imagine você desparafusando a roda de um carro com uma chave de cabo curto ou com um cabo longo, qual seria mais fácil? Aforça que você faz é o peso e o cabo da chave é o braço.
Quadro mais importante, porém simples, atente para as regras:
REGRA 1 - Para calcular Momento: Peso x Braço
REGRA 2 - Para calcular Braço: Momento / Peso
Campo Peso Básico Vazio: Estes dados são dados no manual do avião.
Campo Assentos Dianteiro: Insira o peso dos tripulantes e calcule o momento.
Campo Bagageiro: Insira o peso dos itens no bagageiro e calcule o momento.
Campo Peso Zero Combustível: Soma dos itens anteriores para as colunas Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.
Campo Combustível: Multiplique o combustível total a bordo, por 2,73. No caso 24 gal x 2,73. Após calcule o momento com a REGRA 1.
Campo Peso de Decolagem: Some o Peso Zero Combustível com o Combustível nos campos Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.
Campo Trip Fuel: Multiplique a quantidade em gal da Etapa, do 2º Quadro, por 2,73. No caso 12 x 2,73. Após calcule o momento com a REGRA 1.
Campo Peso de Pouso: Diminua o Peso de Decolagem pelo Trip Fuel nos campos Peso e Momento, calcule o braço com a REGRA 2.
5º Quadro
Lance no quadro os valores de Peso Zero Combustível, Peso de Decolagem e Peso de Pouso.
Valores da Coluna Peso lança-se no eixo vertical e valores da Coluna Braço lança-se no eixo horizontal.
O objetivo é que as marcações encontradas estejam dentro do "envelope" (marcação parecida com o tal).
Concluindo, no nosso caso, a aeronave está dentro dos limites de abastecimento, peso e centro de gravidade. PODEMOS VOAR.
Obs: Os campos em preto não precisão ser calculados pois já são conhecidos e determinados por seu fabricante.
Abaixo segue modelos de peso e balanceamento no excel, para ajudá-los em suas navegações, recomendo que primeiramente adquiram segurança e conheçam como realizar um manifesto de peso e balanceamento para depois utilizar as formas simplificadas abaixo.
Um grande abraço a todos.
Poderia compartilhar novamente, pelo menos os gráficos usados para finalização do Peso e Balanceamento? Os links atuais não estão baixando.
ResponderExcluirPoderia compartilhar novamente o manisfesto do peso e balanceamento do C152 e C172 formato excel ?
ResponderExcluirPoderia compartilhar novamente, pelo menos os gráficos usados para finalização do Peso e Balanceamento? Os links atuais não estão baixando.
ResponderExcluirVoce teria manifesto peso e balanceamento para cessna 182P
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirPor gentileza, poderia postar o link do manifesto c152 novamente? Os que estão acima não estão abrindo.
Alguém pode compartilhar comigo os gráficos no formato excel?
ResponderExcluirvaleu Cmdte. Montei minha planilha em excel.
ResponderExcluir@Unknown poderia compartilhar a planilha cmdt? seria bastante bom para aprendizado. Obrigado.
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