Nesse post vamos comentar sobre a principal formação meteorológica, que influencia diretamente no planejamento de voo, a famosa nuvem CUMULONIMBUS (CB) e suas características que influenciam na decisão de evitá-las.
Antes um resumo sobre a nuvem:
A nuvem Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical (possui formação de baixo para cima na atmosfera), pode atingir eté 23.000 metros da superfície, sendo mais comum ter seu topo a 10.000 metros e é de fácil identificação por ter características inconfundíveis, como raios e trovões, forma de cogumelo e ser bastante escura.
Possui estágios de CUMULUS, onde predominam correntes ascendentes que ajudam no desenvolvimento vertical da nuvem, MATURAÇÃO, onde as correntes de ar surgem de diversas direções e DISSIPAÇÃO, onde predominam as correntes descendentes.
Curiosidades sobre a nuvem:
1 - Seu topo, geralmente a 10.000 metros, é caracterizado pela chamada "bigorna" pelo seu formato parecido com uma chaminé, devido a força dos ventos superiores que movimentam seu topo no sentido horizontal.
2 - No seu topo, devido às baixíssimas temperaturas, que podem estar a -40ºC, podem conter neve, cristais de gelo e até granizo, o que pode ser um grande risco a aviação já que as aeronaves comerciais voam nestas altitudes.
3 - Os raios que saem desta nuvem produzem descargas elétricas de até 1 bilhão de Volts. Mesmo os aviões sendo protegidos contra estas descargas e difícil encontrar alguém que se arrisque.
4 - Dependendo de sua temperatura interna, esta nuvem podem conter grandes bolas de gelo (granizo) em baixa altitude, formadas pelo congelamento das gotículas de água dentro da nuvem.
5 - Suas gotículas de água super resfriadas, podem formar cristais de gelo que grudam nas superfícies do avião modificando seu perfil aerodinâmico, podendo ocasionar graves acidentes.
6 - No estágio de Cumulus a nuvem puxa a aeronave para dentro dela. No estágio de Maturação, existem fortes turbulências por rajadas de vento em todas as direções. No estágio de Dissipação a aeronave e jogada para baixo por correntes descendentes.
Bom pessoal, pelo que falamos sempre que possível o melhor é desbordar estas nuvens, mantendo um voo seguro e confortável.
Um grande abraço.
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