terça-feira, 26 de março de 2013

A importância do simulador antes do voo IFR



Será que vale a pena fazer o simulador IFR?

Essa é a questão que todos enfrentam na hora de decidir fazer ou não as horas de simulador. O assunto fica mais discutível, quando se entende que as horas de simulador abatem nas horas de voo por instrumento e não no mínimo requerido pela ANAC para se adquirir a carteira de Piloto Comercial. 
  
Fonte: http://www.ej.com.br/

A verdade é que com simulador ou não você terá que voar 150 horas para checar seu curso, como o simulador abate horas IFR, você economiza em horas de voo em avião IFR, que sairia mais caro, uma vez que estas são substituídas por horas de voo visual, porém se somarmos o valor do simulador e mais as horas visuais voadas, esta economia acaba ficando bastante pequena.

Essa questão é que faz os futuro pilotos pensarem: Porque ao invés de fazer as horas de simulador eu não faço o IFR todo em voo real?

A lógica é que o simulador facilita demais no treinamento, principalmente de NDB (como mostro aqui), que considero ser a parte mais difícil do curso, oferecendo diversas funcionalidades como pausar, reiniciar ou adiantar o voo, afinal quem nunca ficou perdido em um de seus voos IFR de instrução e é nesta hora que vemos a importância do simulador ser parado para que instrutor possa nos situar novamente dentro do contexto do voo, coisa que seriam praticamente impossível em um voo real.

Outro ponto a ser levantado é que com a possibilidade de você acelerar seu voo, permite que em uma hora de simulador você realize procedimentos que no real demoraria por volta de até 4 horas, até porque, caro amigo, se você está no treinamento IFR, voar você já sabe e agora basta você aprender as poderosas ferramentas do voo IFR.
  
Fonte: http://www.ej.com.br/
É claro que por mais que o simulador seja moderníssimo, ele não consegue traduzir as sensações do voo real com perfeição, como as sensações de subir ou descer, porém acredito que isso seja um ponto a favor, pois ao realizar o voo real, você vai perceber que tudo vai ficar mais fácil.

Bem amigos, saibam que o voo por instrumentos é a parte mais importante da sua formação como piloto, a não ser que você consiga voar visual a 35.000 ft e como geralmente saímos sem escalas para o voo de instrução, ficamos algum tempo afastado do voo IFR, por isso a importância de termos realizado vários procedimentos, que só o simulador pode nos fornecer.

Nunca despreze seu Flight Simulator ou X-Plane em seu note, pois são ferramentas essenciais para manter seu conhecimento.

Um grande abraço amigos e obrigado pelos comentários e elogios ao blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário