sexta-feira, 15 de março de 2013

Planejando uma Navegação Visual

Hoje vamos falar sobre como executar o planejamento de uma navegação visual, para isso selecionamos uma rota bem simples, de Jundiaí (SBJD) para Piracicaba (SDPW).

Antes de iniciar nosso planejamento, temos que atentar para os seguintes pontos:

Tenha em mãos:
1 - Carta WAC da região que pode ser obtida no site AIS Web, ou baixe aqui.
2 - Carta dos corredores visuais, baixe aqui.
3 - Carta VAC dos aeródromos de procedência, destino e alternativa. Obtenha no site AIS Web, digitando o indicativo do aeródromo.
4 - Navigation Plan.
5 - Transferidor.
6 - Régua.
7 - Calculadora ou baixe aqui.

Aproveitando seu acesso ao site AIS Web, ao digitar o indicador de localidade, aparecerá NOTAM, Meteorologia e outras informações, as leia e verifique se o voo será possível.


Começando nossa navegação siga os passos:

1 - Acesse o ROTAER e consulte as localidades que serão voadas e verifique se há alguma restrição de saída ou chegada, anote as altitudes do aeródromo e as frequências que serão utilizadas.

2 - Com todas as informações em mãos, trace sua rota na carta de corredores. Para localidades mais distantes realize a marcação na carta dos corredores e na WAC. No nosso caso ficaremos apenas na de corredores.


3 - Com a rota traçada inicie calculando seu tempo e distância de subida (TOC) com a regra abaixo ou utilize a calculadora, para facilitar seu planejamento.

a - Diminua altitude desejada da altitude do aeródromo:
Ex: 4000 - 2500 = 1500

b - Imaginando um razão de subida de 500ft/min, calcule o tempo de subida:
Ex: 500ft  _______ 1min
      1500ft _______ x
       x = 3 min

c - Para calcular a distância utilize a regra:
Ex: Vel de subida 70 kt ou 70mph
       70NM _________ 60 min
        x ____________ 3 min
        x = 3,5 milhas

d - Marque na carta o ponto onde será atingida a altitude desejada. Busque referências visuais que identifique o ponte de nivelamento.


4 - A partir daí siga calculando distância e tempo de voo ponto a ponto, procurando não estabelecer distâncias maiores que 15 milhas entre estes. Para seu cálculo utilize a regra abaixo ou utilize a calculadora, para facilitar seu planejamento.
Ex: Vel de cruzeiro 90 kt ou 90mph
      Trecho: Través de Itupeva - Itu
       90NM ________ 60 min
        x ____________ 3 min
        x = 3,5NM

Para medir a distância na carta utilize as linhas mostradas na figura, cada traço equivale a 1 NM.


Use o transferidor para encontrar sua proa, usando as marcações magnéticas dos corredores para auxiliá-lo.

5 - Próximo ao aeródromo de destino calcule seu ideal de descida (TOD) com a regra abaixo ou utilize a calculadora, para facilitar seu planejamento.

a - Diminua altitude atual da altitude de tráfego do aeródromo:
Ex: 4500 - 2200 = 1300

b - Imaginando um razão de descida de 500ft/min, calcule o tempo de descida:
Ex: 500ft  _______ 1min
      1300ft _______ x
       x = 3 min

c - Para calcular a distância utilize a regra:
Ex: Vel de descida 70 kt ou 70mph
       70NM _________ 60 min
        x ____________ 3 min
        x = 3,5 milhas

d - Marque na carta o ponto onde será atingida a altitude desejada. Busque referências visuais que identifique o ponte de nivelamento. É sempre interessante antecipar o TOD em algumas milhas, para estabilizar a aeronave antes de ingressar no circuito de tráfego, pessoalmente procuro estimar 5 milhas antes.


6 - Fique atento a todas as restrições de altitude dos corredores, áreas com restrições de sobrevoo e outros tipos de informações contidas nas cartas, NOTAM, ROTAER e etc.

7 - Some todos as distâncias encontradas e os tempos estimados.

8 - Com o tempo total preencha o seu manifesto de peso e balanceamento conforme explicado no link, acesse.

9 - Por fim preencha seu plano de voo e boa viajem.

Segue um modelo de planejamento completo verifique.


Espero que tenham entendido e tenha sido muito útil.

Um forte abraço.
      

2 comentários:

  1. Cmt. estou estudando sozinho para o PPA, porem está difícil, mais vou tentar fazer a prova da ANAC.
    Antenor Pirocão.

    ResponderExcluir
  2. Cmt. estou estudando sozinho para o PPA, porem está difícil, mais vou tentar fazer a prova da ANAC.
    Antenor Pirocão.

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