Muitos amigos vem me perguntando sobre a
necessidade e importância da realização do curso de Ciências
Aeronáuticas para ingressar na carreira de Piloto de Avião ou
Helicóptero, então resolvi fazer esta publicação com minhas
opiniões pessoais sobre o assunto.
Ciências Aeronáuticas - Voo Simulado RJ - PUC Goiás
Ciências Aeronáuticas x Cursos de Aeroclubes e
Escolas de Aviação.
Neste primeiro ponto, costumo comparar o curso
ministrado em Aeroclubes e Escolas de Aviação com cursos técnicos,
onde você aprenderá tudo o que deverá realizar dentro da sua
profissão e operação de aeronaves, porém não há como comparar a
carga de conhecimento que você terá no curso superior com os cursos
de menor duração, afinal há diferença de quase três anos a mais
de estudos.
No curso de menor duração você terá matérias
específicas, voltadas para a prática de voo, já no curso superior
além destas você terá disciplinas que envolvem a parte
administrativa da aviação, como contabilidade, logística, gestão de pessoas, etc...
O Curso de Ciências Aeronáuticas abate horas
mínimas para me tornar um Piloto de Linha Aérea.
Estive pesquisando sobre esse assunto, na verdade
o mínimo de horas para se tornar um Piloto de Linha Aérea é
estipulado pelo RBHA-61 e este estipula um mínimo de 1500 para
checar esta carteira, conforme imagem abaixo.
O que acontece é que companhias aérea abrem
seleções com mínimo de horas bem abaixo destes para ingressar na
Cia, geralmente qualquer curso superior é válido, porém isso é um
critério que pede ser estabelecido pela Cia Aérea.
Há algumas companhias que consideram o curso de
Ciências Aeronáuticas um diferencial na hora da seleção de seus pilotos.
Fatores a considerar
Geralmente, quem cursa Ciências Aeronáuticas, acaba fazendo as cursos de curta duração, pois imaginando duas pessoas que iniciam hoje, o 1º no curso de ciências aeronáuticas e o outro no curso mais curto, em 3,5 anos, enquanto o 1º está saindo da faculdade o 2º se formou PC em 1 ano e teve mais dois anos e meio para acumular experiência de voo.
Outro fator interessante é a oscilação do mercado da aviação que enfrenta períodos com empregos escassos, nesse caso uma formação em outra área seria uma boa saída de emprego, tendo em vista que muitos pilotos não vivem só da aviação.
Outro ponto a se considerar é o tempo disponível para sua formação, pois a aviação em seu período de formação vai lhe exigir altos custos em pouco tempo e talvez o gasto em uma universidade poderia ser aplicado em seu curso prático.
Certo é que a formação superior é indispensável em qualquer área do conhecimento, note também que a aviação não se limita apenas aos cursos de PP e PC, após sua formação, raciocine com gastos em Inglês, Jet Trainer e outros cursos e gastos que serão indispensáveis.
Finalizando, acredito que em qualquer setor, um profissional que busca se especializar em sua carreira estará sempre mais preparado para sua profissão e será visto com bons olhos pelas empresas. Por outro lado, ter uma formação que possa lhe proporcionar desafios fora da aviação é bem interessante em tempos de crise.
Neste assunto, não há certo ou errado, qualquer caminho vai depender de seu plano de carreira, o que aconselho é realizar o curso mais rápido, se formar e depois cada um verificar se vai lhe ser necessário a formação em Ciências Aeronáuticas, pois é uma opção particular, até mesmo pelo fato de sua profissão estar bancando seu curso. Uma outra saída é se formar em áreas ligadas a aviação como, administração, logística, entre outras.
Espero que tenham gostado da publicação.
Um grande abraço.
Ramon, boa tarde.
ResponderExcluirMe formei em Engenharia e sempre tive interesse em ser piloto,
Você acha que seria vantajoso fazer, novamente, curso superior(Ciências Aeronáuticas)?
Existe alguma vantagem pra quem já tem curso superior?
Obrigado.
Boa Tarde Karol, você já entra em vantagem por ter um curso superior. Se você deseja ingressar na aviação não espere acabar uma faculdade de Ciências Aeronáuticas para realizar seu curso prático.
ExcluirAconselho você a ingressar em cursos rápidos de aeroclubes ou escolas de aviação e tirar suas carteiras de PP e PC, pois nesse período você terá que estudar bastante e se dedicar o máximo para a sua formação.
Caso você esteja pensando em ingressar na aviação somente daqui a 2 ou três anos é bem válido a escolha de cursar ciências aeronáuticas.
Antes de escolher seu curso, procure saber se o mesmo é voltado mais para prática de voo e ou recursos que possui para seu aprendizado, pois há cursos que são voltados mais para a área administrativa da aviação.
eu posso fazer o curso de ciências aeronáuticas e já ir fazendo horas para tirar as carteira de PP e PC antes mesmo do termino do curso de ciências aeronáuticas terminar?
ResponderExcluirOla gostaria de saber se tem alguma vantagem em custo de tirar a licença de piloto em outro pais tipo Estados unidos ou no mercosul msm ,tenho curso ingles (e qual a diferença de preço se vc souber ) Desde já obrigado.
ResponderExcluirTenho amigos voando em Oregon na Hillsboro Aviation. Eles foram com a ideia de ser mais barato, porem gastaram mais do que no Brasil. Se você já tem o inglês, seria bacana fazer suas horas de voo no Brasil mesmo.
ExcluirEntre no site deles e de uma olhada no preço, mas fique atento pois o preço da hora deles não consta a hora do Instrutor, que sera acrescentada em media 50$ à mais.
http://www.hillsboroaviation.com/en/
Ramon sou formado em Ciências Aeronáuticas na PUC-GO apesar de achar o curso dessa faculdade bem fraco não me arrependo completamente por ter feito, como você disse todo curso superior é valido mas se fosse para escolher novamente faria um curso diferente, mas na época se eu tivesse escolhido outro curso não teria entrado na aviação. Realmente poderia ter feito outra faculdade e o curso de pp e pc em aeroclube ao mesmo tempo. Acho que você colocou muito bem seu ponto de vista e concordo totalmente com você. Obraço e bons voos.
ResponderExcluirRenato, vc disse que entrou para a aviação por causa da CAer. Foi em área administrativa ou é piloto mesmo? Desculpe a pergunta mas eh pq estou querendo começar mas com intuito da parte administrativa.
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