Quem nunca viu aquele belo avião, voando bem alto e deixando aquele grande turbilhão de fumaça quilômetros atrás e ficou na dúvida de como aquilo é gerado.
Calma, o motor não está falhando e não vai precisar passar por uma retífica, muito menos o avião cair.
Aquele rastro se chama Trilha de condensação e é formada pelo contato
entre o ar quente que sai da turbina do avião e as gotículas de água
super resfriadas suspensas no ar.
Nas altitudes em que o avião voa, em torno de 35.000 ft (11.000 Km), o ar externo chega a atingir por volta de - 40º, estando no estado líquido e em minúsculas partículas de água. Quando há seu aquecimento, gerado pelo ar que sai da turbina (300ºC), as mesmas se transformam no chamado vapor d'agua, formando algo parecido com um "rastro de fumaça", que não deixa de ser uma nuvem.
Repare que logo em seguida ela vai sumindo porque a mesma volta a sua temperatura e estado anterior.
A mesma coisa acontece quando estamos em um dia bem frio e soltamos ar pela nossa boca, aquela "fumaça" que soltamos é gerada pelo mesmo princípio.
Nas altitudes em que o avião voa, em torno de 35.000 ft (11.000 Km), o ar externo chega a atingir por volta de - 40º, estando no estado líquido e em minúsculas partículas de água. Quando há seu aquecimento, gerado pelo ar que sai da turbina (300ºC), as mesmas se transformam no chamado vapor d'agua, formando algo parecido com um "rastro de fumaça", que não deixa de ser uma nuvem.
Repare que logo em seguida ela vai sumindo porque a mesma volta a sua temperatura e estado anterior.
A mesma coisa acontece quando estamos em um dia bem frio e soltamos ar pela nossa boca, aquela "fumaça" que soltamos é gerada pelo mesmo princípio.
Um grande abraço a todos e obrigado pela leitura.
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