quarta-feira, 27 de março de 2013

Red Bull Flugtag - Concurso de engenhocas voadoras

Navegando pela net, encontrei um evento muito bacana, que com certeza em sua próxima edição estarei lá. Se trata de um concurso de engenhocas voadoras hilárias, que proporcionam alguns momentos de boas risadas.

















O Red Bull Flug tag desafia você a reunir a equipe mais maluca que puder e construir seu próprio avião, que seja capaz de voar, ou não, de uma altura de 10 metros utilizando apenas a força humana. Conseguir ficar mais tempo no ar não é só o que importa. Criatividade e uma grande apresentação são fundamentais.

Abaixo postei alguns links, dos eventos acontecidos no Brasil, vale a pena conferir.

São Paulo


terça-feira, 26 de março de 2013

A importância do simulador antes do voo IFR



Será que vale a pena fazer o simulador IFR?

Essa é a questão que todos enfrentam na hora de decidir fazer ou não as horas de simulador. O assunto fica mais discutível, quando se entende que as horas de simulador abatem nas horas de voo por instrumento e não no mínimo requerido pela ANAC para se adquirir a carteira de Piloto Comercial. 
  
Fonte: http://www.ej.com.br/

A verdade é que com simulador ou não você terá que voar 150 horas para checar seu curso, como o simulador abate horas IFR, você economiza em horas de voo em avião IFR, que sairia mais caro, uma vez que estas são substituídas por horas de voo visual, porém se somarmos o valor do simulador e mais as horas visuais voadas, esta economia acaba ficando bastante pequena.

Essa questão é que faz os futuro pilotos pensarem: Porque ao invés de fazer as horas de simulador eu não faço o IFR todo em voo real?

A lógica é que o simulador facilita demais no treinamento, principalmente de NDB (como mostro aqui), que considero ser a parte mais difícil do curso, oferecendo diversas funcionalidades como pausar, reiniciar ou adiantar o voo, afinal quem nunca ficou perdido em um de seus voos IFR de instrução e é nesta hora que vemos a importância do simulador ser parado para que instrutor possa nos situar novamente dentro do contexto do voo, coisa que seriam praticamente impossível em um voo real.

Outro ponto a ser levantado é que com a possibilidade de você acelerar seu voo, permite que em uma hora de simulador você realize procedimentos que no real demoraria por volta de até 4 horas, até porque, caro amigo, se você está no treinamento IFR, voar você já sabe e agora basta você aprender as poderosas ferramentas do voo IFR.
  
Fonte: http://www.ej.com.br/
É claro que por mais que o simulador seja moderníssimo, ele não consegue traduzir as sensações do voo real com perfeição, como as sensações de subir ou descer, porém acredito que isso seja um ponto a favor, pois ao realizar o voo real, você vai perceber que tudo vai ficar mais fácil.

Bem amigos, saibam que o voo por instrumentos é a parte mais importante da sua formação como piloto, a não ser que você consiga voar visual a 35.000 ft e como geralmente saímos sem escalas para o voo de instrução, ficamos algum tempo afastado do voo IFR, por isso a importância de termos realizado vários procedimentos, que só o simulador pode nos fornecer.

Nunca despreze seu Flight Simulator ou X-Plane em seu note, pois são ferramentas essenciais para manter seu conhecimento.

Um grande abraço amigos e obrigado pelos comentários e elogios ao blog.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Não desista do seu sonho

Pensando nos vários companheiros que amam a aviação e andam me perguntando diversos assuntos, porque estão com dúvidas sobre ir em frente ou não, separei 15 frases para motivá-los. A primeira é daquele que iniciou o nosso sonho. Espero que ajude em sua decisão. 
  
"Haverá hoje, talvez, alguém que ridicularize minhas previsões sobre o futuro dos aeroplanos. Quem viver porém, verá..."
Santos Dumont

"Você é do tamanho do seu sonho."
  
"Coragem: vem do grego, que quer dizer ‘agir com o coração’."
  
"Você bloqueia seu sonho quando você permite que seu medo fique maior do que a sua fé."

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito."
Martin Luther King Jr.
   
"É preciso lutar para se ter conquistas, mas antes é preciso ter sonhos para estimular a luta."
  
"A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna nossa vida interessante"
Paulo Coelho

"Não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles."
  
"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces."
 
"Todas as grandes descobertas e invenções foram sonhos no inicio. O que se pressente hoje se realiza amanhã."
  
"Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando. Desconfie do destino e acredite em você."
  
"Se tudo estiver dando errado, não pare. Vá até o fim. Não há prazer sem dor."
  
"Sabe o que é coragem? É quando você tem muito medo e você decide tentar superar esse medo ao invés de ficar imaginando como seria."
  
"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama."
  
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
Friedrich Nietzsche


Fonte: http://melhoresfrases.net/
Fonte: http://pensador.uol.com.br/voar_aviao/

sexta-feira, 22 de março de 2013

Para que serve a "turbina" na cauda dos Aviões?

Essa semana fui perguntado sobre a utilidade daquele terceiro motor que geralmente se localiza na cauda do avião.


Aquela é uma unidade chamada Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia (APU) e serve principalmente para gerar a energia necessária para o acionamento dos motores principais e é sempre empregada em aviões de grande porte onde baterias auxiliares não seriam capazes de realizar tal procedimento, uma vez que estes motores precisam atingir um mínimo de compressão necessária para manter seu funcionamento sem auxílio de outro sistema.

Seu acionamento é feito com bateria ou hidraulicamente.

É utilizado também no pré-voo para manter seus sistemas em funcionamento no embarque de passageiros e durante o voo continua provendo energia para sistemas do avião, inclusive pode ser ligado ao sistema hidráulico, onde em caso de pane pode movimentar flaps e ailerons.

Alguns aviões podem utilizar um APU externo, chamado GPU - Ground Power Unit, para acionamento de seus motores, quando necessário.


Um Abraço

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auxiliary_power_unit

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ciências Aeronáuticas - Cursar ou não?


Muitos amigos vem me perguntando sobre a necessidade e importância da realização do curso de Ciências Aeronáuticas para ingressar na carreira de Piloto de Avião ou Helicóptero, então resolvi fazer esta publicação com minhas opiniões pessoais sobre o assunto. 

Ciências Aeronáuticas - Voo Simulado RJ - PUC Goiás

Ciências Aeronáuticas x Cursos de Aeroclubes e Escolas de Aviação.

Neste primeiro ponto, costumo comparar o curso ministrado em Aeroclubes e Escolas de Aviação com cursos técnicos, onde você aprenderá tudo o que deverá realizar dentro da sua profissão e operação de aeronaves, porém não há como comparar a carga de conhecimento que você terá no curso superior com os cursos de menor duração, afinal há diferença de quase três anos a mais de estudos.
No curso de menor duração você terá matérias específicas, voltadas para a prática de voo, já no curso superior além destas você terá disciplinas que envolvem a parte administrativa da aviação, como contabilidade, logística, gestão de pessoas, etc...

O Curso de Ciências Aeronáuticas abate horas mínimas para me tornar um Piloto de Linha Aérea.

Estive pesquisando sobre esse assunto, na verdade o mínimo de horas para se tornar um Piloto de Linha Aérea é estipulado pelo RBHA-61 e este estipula um mínimo de 1500 para checar esta carteira, conforme imagem abaixo.


O que acontece é que companhias aérea abrem seleções com mínimo de horas bem abaixo destes para ingressar na Cia, geralmente qualquer curso superior é válido, porém isso é um critério que pede ser estabelecido pela Cia Aérea.

Há algumas companhias que consideram o curso de Ciências Aeronáuticas um diferencial na hora da seleção de seus pilotos.


 Fatores a considerar

Geralmente, quem cursa Ciências Aeronáuticas, acaba fazendo as cursos de curta duração, pois imaginando duas pessoas que iniciam hoje, o 1º no curso de ciências aeronáuticas e o outro no curso mais curto, em 3,5 anos, enquanto o 1º está saindo da faculdade o 2º se formou PC em 1 ano e teve mais dois anos e meio para acumular experiência de voo.

Outro fator interessante é a oscilação do mercado da aviação que enfrenta períodos com empregos escassos, nesse caso uma formação em outra área seria uma boa saída de emprego, tendo em vista que muitos pilotos não vivem só da aviação.

Outro ponto a se considerar é o tempo disponível para sua formação, pois a aviação em seu período de formação vai lhe exigir altos custos em pouco tempo e talvez o gasto em uma universidade poderia ser aplicado em seu curso prático.

Certo é que a formação superior é indispensável em qualquer área do conhecimento, note também que a aviação não se limita apenas aos cursos de PP e PC, após sua formação, raciocine com gastos em Inglês, Jet Trainer e outros cursos e gastos que serão indispensáveis. 

Finalizando, acredito que em qualquer setor, um profissional que busca se especializar em sua carreira estará sempre mais preparado para sua profissão e será visto com bons olhos pelas empresas. Por outro lado, ter uma formação que possa lhe proporcionar desafios fora da aviação é bem interessante em tempos de crise.

Neste assunto, não há certo ou errado, qualquer caminho vai depender de seu plano de carreira, o que aconselho é realizar o curso mais rápido, se formar e depois cada um verificar se vai lhe ser necessário a formação em Ciências Aeronáuticas, pois é uma opção particular, até mesmo pelo fato de sua profissão estar bancando seu curso. Uma outra saída é se formar em áreas ligadas a aviação como, administração, logística, entre outras.

Espero que tenham gostado da publicação.

Um grande abraço.  

Papéis de Parede Aviação

Bom dia pessoal, separei alguns papéis de parede relacionados com a aviação, para inspirar vocês sempre que ligarem seu PC. Espero que gostem.


 

 

 



 Para salvar em seu computador, clique na imagem, em seguida aperte o botão direito do mouse e escolha a opção salvar como.

Um Abraço




terça-feira, 19 de março de 2013

Aprendendo QDM e QDR

Tentando simplificar o tão temido QDM e QDR, nesse post vamos explicar como funciona a leitura, setorização e mudança de QDM e QDR, no final final do post vamos a prática em simulador para verificar seu aprendizado.

Primeiro alguns conceitos básicos.

1 - Quando estou me deslocando de um ponto qualquer em direção a estação, tenho um QDM.
2 - Quando estou me afastando da estação em direção a algum ponto tenho um QDR.


                    QDM                                                                                                  QDR












Como ler QDM e QDR em ADF com limbo fixo e identificar o setor que estou da estação?

ADF - Instrumento que indica seu QDM e QDR, sua agulha sempre aponta para a estação, então ponta da agulha = QDM e cauda da agulha = QDR.
HSI - Instrumento que indica sua proa magnética.
Setorização - A cauda da agulha sempre indica o meu setor.

Como seu ADF possui limbo fixo é interessante deixar ele sempre com o norte para cima. Para saber o QDM e QDR, projete  a agulha do ADF sobre o HSI e no HSI leia o QDM e QDR.

Ex1: No caso abaixo temos QDM = 240º  QDR = 060º, para tomar a proa da estação basta pegar a proa 240º, estou no setor Nordeste.
 
 
 Ex2: Neste caso temos QDM = 330º e QDR = 150º, para tomar a proa da estação basta pegar a proa 330º, estou no setor sudeste.










Ex3: Neste caso temos QDM = 330º e QDR = 150º, estamos com a proa da estação, se aproximando pelo setor sudeste.

 
Obs1: Nunca esqueça de ler o QDM e QDR no HSI e não no ADF.

MUDANÇAS DE QDM

Acontece quando você está se aproximando por um QDM e deseja realizar aproximação por outro qualquer, para melhor ajuste a órbita, solicitações do controle ou etc...
Imagine que você se aproxima pelo QDM 330º e o controle pede "...da presente se aproxime pelo QDM 270º...", para saber para onde tem que curvar acompanhe a seguinte regra.

QDM = D→A→30 ou 30←A←D (Sempre abra 30º para o lado do seu QDM Atual)

Onde: 
D = QDM Desejado
A = QDM Atual
30 = Afasta 30º

1º Passo - Identifique em seu HSI o QDM Atual (330º, Ponto em Amarelo), em seguida o Desejado (300º, Ponto em Verde) e utilizando a regra D→A→30, verifique que devemos fazer uma curva 30º à direita (360º, Ponto em Azul).


2º Passo - Mantenha a proa 360º, note que entre 360º e 300º existe 60º de diferença, a cabeça da agulha vai começar a descer, neste caso, quando ela atingir 60º à esquerda em relação ao norte do ADF, você estará no QDM 300º.


3º Passo - 5º antes de atingir seu QDM 300º inicie a curva até a proa 300º. 


4º Passo - No final da curva sua proa será 300º e seu ADF apontará para 360º.


MUDANÇAS DE QDR

Acontece quando você está se afastando por um QDR e deseja realizar o afastamento por outro qualquer, para cumprir saídas IFR, solicitações do controle ou etc...
Imagine que você se afasta pelo QDR 045º e o controle pede "...da presente se afaste pelo QDR 015º...", para saber para onde tem que curvar acompanhe a seguinte regra.

QDR = A→D→30 ou 30←D←A (Sempre abra 30º para o lado do seu Desejado)

Onde: 
D = QDR Desejado
A = QDR Atual
30 = Afasta 30º

1º Passo - Identifique em seu HSI o QDR Atual (045º, Ponto em Amarelo), em seguida o Desejado (015º, Ponto em Verde) e utilizando a regra 30←D←A, verifique que devemos fazer uma curva 30º à esquerda (345º, Ponto em Azul).


2º Passo - Mantenha a proa 345º, note que entre 345º e 015º existe 30º de diferença, a cauda da agulha vai começar a subir, neste caso, quando ela atingir 30º à direita em relação ao norte do ADF, você estará no QDR 015º.

 
3º Passo - 5º antes de atingir seu QDR 015º (marcação 035º no ADF) inicie a curva até a proa 015º. 


4º Passo - No final da curva sua proa será 015º e a cauda de sua agulha apontará para 360º.


Bom pessoal, após a teoria, aconselho treinar QDR e QDM no link abaixo.


Grande Abraço.

domingo, 17 de março de 2013

Aviação - Você sabia?

VOCÊ SABIA...

...que os pneus das aeronaves que voam a elevadas altitudes são enchidos com nitrogênio, pelo fato destas aeronaves enfrentarem temperaturas de até -50ºC e pelo nitrogênio variar pouco seu volume em função da temperatura.



...que as turbinas dos aviões são testadas para suportar colisões com alguns pássaros, no teste frangos mortos são lançados a uma velocidade de 400Km/h contra a turbina.

...que aviões bimotores geralmente conseguem se sustentar com somente um motor, porém na decolagem, em baixa altitude e elevado peso da aeronave, sua operação pode ser dificultada.

...que um Boeing 737, como os operados por companhias aéreas brasileiras, decola com um peso entre 49.190 a 79.010 kg, só de combustível são em torno de 21.000 litros.

...que as luzes da cabine de passageiros são reduzidas para o pouso e decolagem para que a pupila dos passageiros se adaptem ao local mais escuro e possam identificar melhor as luzes que conduzem até as saídas de emergências, em caso algum incidente.

...que o melhor local de se viajar, para pessoas que sentem enjoo é em cima das asas, pois o avião realiza os movimentos para subir e descer em torno do eixo das asas, consequentemente reduzindo estas sensações para quem ocupa aqueles assentos.

...que raios podem até causar problemas em alguns sistemas do avião, porém não tem capacidade de derrubá-los.

...que no Brasil existem por volta de 4.000 aeroportos e aeródromos.

...que a expressão "Portas em automático" significa que as escorregadeiras (aquelas que são usadas para possíveis desembarques em emergência) estão armadas e que abrindo as portas elas entram em funcionamento. 


...que os celulares devem ser desligados durante o pouso e decolagem para evitar que interferências eletromagnéticas afetem sistemas eletrônicos do avião.


sábado, 16 de março de 2013

Coordenadas dos Fixos visuais da TMA - SP

Boa Tarde pessoal, abaixo seguem as coordenadas dos fixos visuais dos corredores da TMA - SP, para auxiliá-los no preenchimento de plano de voo ou na plotagem destes pontos em GPS.



ANHANGUERA______________________23° 29' 59" S / 046° 45' 19" W
CACHOEIRA________________________24° 02' 15" S / 047° 16' 46" W
CAPIVARI__________________________23° 00' 00" S / 047° 29' 25" W
COMETA___________________________23° 31' 05" S / 046° 34' 41" W
COSMOPOLIS_______________________22° 39' 01" S / 047° 11' 17" W
CRUZEIRO_________________________23° 06' 00" S / 046° 34' 10" W
DUTRA ___________________________23° 31' 47" S / 046° 35' 27" W
EMBUGUAÇU_______________________23° 49' 53" S / 046° 48' 57" W
GM_______________________________23° 26' 27" S / 046° 15' 26" W
IGARATA__________________________23° 12' 16" S / 046° 09' 23" W
ITANHAEM_________________________24° 11' 42" S / 046° 47' 31" W
ITAPEVI___________________________23° 32' 57" S / 046° 56' 14" W
ITAQUERA_________________________23° 32' 44" S / 046° 28' 04" W
ITU ______________________________23° 15' 54" S / 047° 17' 58" W
JACAREI __________________________23° 17' 11" S / 045° 57' 45" W
JAGUARIUNA_______________________22° 42' 22" S / 046° 59' 12" W
MORATO __________________________23° 15' 25" S / 046° 44' 52" W
MORUNGABA_______________________22° 52' 51" S / 046° 47' 33" W
PALMEIRAS ________________________23° 38' 47" S / 046° 19' 06" W
PEDÁGIO__________________________23° 19' 22" S / 046° 49' 22" W
PEDÁGIO AMERICANA________________22° 46' 15" S / 047° 14' 20" W
PEDRAS___________________________22° 50' 45" S / 047° 36' 06" W
PERUIBE __________________________24° 16' 05" S / 046° 56' 08" W
PIRAPORA_________________________23° 23' 51" S / 047° 00' 14" W
PRAIA GRANDE_____________________24° 00' 46" S / 046° 26' 10" W
REPRESA__________________________23° 35' 43" S / 046° 16' 03" W
REPRESA RIBEIRAO _________________23° 39' 13" S / 045° 49' 27" W
RODOANEL________________________23° 26' 02" S / 046° 45' 37" W
SALESOPOLIS ______________________23° 31' 45" S / 045° 50' 53" W
SÂO ROQUE________________________23° 31' 43" S / 047° 08' 11" W
SHOP. ARICANDUVA _________________23° 34' 02" S / 046° 30' 06" W
TRAVÉS DA ABRIL___________________23° 30' 06" S / 046° 41' 56" W
TRAVÉS ITUPEVA ___________________23° 10' 34" S / 047° 03' 36" W
TRAVÉS JARINU ____________________23° 06' 04" S / 046° 45' 57" W
TRAVÉS LOUVEIRA__________________23° 05' 47" S / 046° 58' 08" W
TREVO ___________________________23° 53' 36" S / 046° 33' 50" W
TREVO BANDEIRANTES ______________23° 15' 45" S / 046° 51' 58" W

Obs: Em amarelo estão os pontos de saída dos corredores.

Um abraço.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Carta de corredores visuais TMA SP e WAC


Para facilitar o planejamento de voo na TMA SP, segue o link de download da Carta de corredores visuais TMA SP e WAC.

Carta de Corredores Visuais - TMA São Paulo

Carta WAC - São Paulo